sexta-feira, 25 de abril de 2008

A arte de trabalhar em um hospital.

Hoje meu dia foi bem agitado, tão corrido que mal vi as horas passarem dentro daquele prédio tão grande. Aquelas paredes frias, aqueles corredores iluminados e aquela agitação habitual, passaram e eu nem me dei conta. O hospital ficou na minha cabeça o caminho todo de volta pra casa, e então nada mais justo do que escrever sobre isso.
Sou supervisora de atendimento em um Hospital, apesar de estudar direito, querer ser juíza, ter que pesquisar na internet sobre assistência social, namorar um engenheiro agrônomo, ter um pai e uma mãe que fizeram administração de empresas e uma irmã aspirante à nutricionista. Se isso é engraçado? É. Eu também acho...mas já me conformei de que a vida nos mostra um leque de caminhos e é preciso, às vezes, percorrer todos eles.
Chego ao hospital ás 7 da manhã, já o encontro com aquele cheiro forte que todo hospital tem, algumas pessoas vêem TV, outras andam de um lado para o outro, os médicos estão mudando seus plantões e aos poucos tudo encontra seu lugar e se encaixa perfeitamente.
Escuto milhões de bom-dia, às vezes, nem respondo de tão apressada. Preciso correr. É incrível como tranformo-me em dez Lucianas, pois preciso estar em vários lugares ao mesmo tempo, mesmo que não possa. As horas passam, os problemas aparecem e eu tenho que estar lá. Ligo para os médicos, corro, falo abundantemente, escuto mais ainda. Essa é minha função: prestar assistência. Ser presente, mesmo que minha cabeça esteja ausente, zelar pelo paciente, puxar a orelha dos médicos, ser implicante, ágil, enérgica. E quer saber? Eu adoro estar em movimento, correr, resolver problemas, olhar para aqueles sorrisos de satisfação e receber um "obrigado, Dona" humilde e verdadeiro.
Não, eu não vou largar meu sonho de ser juíza. Afinal, é um sonho. E sonhos não existem para serem largados. Eu só tenho é que paroveitar essa oportunidade de pisar em outro terreno, explorar novos horizontes, humanizar-me, indignar-me, entregar-me.
Trabalhar em um hospital requer entrega, disponibilidade, luta contínua. E sabe do que mais? Lutar pela vida de um ser humano é um trabalho exaustivo, mas muito gratificante.

Dedico à todos aqueles que enfretam essa luta comigo. Obrigada!

3 comentários:

Rosana disse...

sonho de ser juíza, é? hum... temos algo em comum, se bem que depois de ter entrado um pouco mais no mundo da promotoria tenho tido minhas dúvidas.
mas enfim, como sua vida é corrida, mas vejo uma coisa muito boa nisso tudo, é que você está tendo experiências numa área bem diferente da do Direito e isso pode te levar a questionamentos jurídicos ali dentro, que sabe até surge um tema de monografia... rsrsrs... cá estou eu viajando
bjinhos

Carolina de Castro disse...

Achei muito lindo sua visão de como a vida nos ensina coisa que vamos precisar lá na frente.
Acho que vc será uma otima juiza1
Beijo grande

Fabiane Bruneto disse...

Luciana
Me emocionei ao ler suas colocações e ao lembrar do tempo em que trabalhei num hospital.
É mais do que gratificante poder ajudar as pessoas, é um misto de emoção e empatia.
Atualmente trabalho na área da educação, mas estou cursando Gestão Hospitalar, pois é uma área que realmente me fascina.
Desejo que Deus te abençõe e que consigas realizar teu sonho de ser juiza. E que, ao conquistá-lo, não esqueças desse tempo e das experiências que vivestes no campo da saúde, que com certeza te tornaram mais humana.
Um abraço, Fabiane